Diehl, Luiza Mallmann2013-01-2520122013-01-252013-01-25https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/1bc62838-9e31-4c75-b6a7-672135f272f118 f.Esse artigo apresenta os aspectos de atmosfera de loja como iluminação, cor, música, aroma, comunicação visual, layout e merchandising de uma empresa do ramo de varejo. A empresa comercializa produtos de papelaria e brinquedos em Santa Rosa. Para o alcance dos resultados foi realizada um pesquisa exploratória, empregando como elemento para a obtenção de resultados o estudo de caso. O estudo apontou que a empresa esta localizada no Centro Comercial não planejado, na Zona Comercial no Centro da Cidade, numa rua com rótulas nas duas extremidades e com grande circulação de pessoas todos os dias da semana. A vitrina utilizada é colorida, ideal para atrair o público infantil e é trocada quinzenalmente. Esse período pode ser reduzido para sete dias. No interior da loja os produtos estão expostos em prateiras, gôndolas e displays (expositores de mercadorias). Nas prateleiras é usada a horizontalização para apresentar os produtos, o que confunde a visualização. Os displays possuem diversos tipos de produtos, mas estão distribuídos de maneira que não impulsionam a compra por impulso e devem ser remanejados. A iluminação insuficiente deixa a loja escura. Há excesso de mercadorias iguais expostas, característica que deve ser evitada. A empresa possui disposições que estão de acordo com o sugerido para o ambiente de varejo, porém há aspectos que necessitam ser modificados.pt-BRGestão empresarialVarejoAtmosfera de lojaMerchandisingAtmosfera de varejo e merchandising: um estudo de caso em uma loja de papelaria e brinquedos de Santa Rosa - RSMonografia