Belato, Dinarte2022-07-2020162022-07-20202197885655271701https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/1c840b3b-12b6-4527-800a-ac1cfa316414https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/7396file:///C:/Users/ginamara.lima/Downloads/legado-franciscano.pdf“Legado Franciscano; contribuição dos freis capuchos na educação de filhos de colonos italianos do rio Grande do Sul, 1950-1970” pode ser lido como uma “micro-história” da educação num período em que o acesso ao Ensino Fundamental completo, Médio e Superior era um privilégio reservado às frações mais abastadas da sociedade. A Igreja Católica, por intermédio de seus seminários, ainda era a única oportunidade de acesso ao Ensino Fundamental, médio e Superior para uma parcela significativa de filhos de colonos. De um ponto de vista histórico, é importante salientar que a “sociedade dos colonos” e a “sociedade dos capuchinhos”, tal como nelas vivemos e aqui descrevemos, não mais existem, transformadas que foram pelos movimentos de renovação e aggiornamento da Igreja Católica, e transformações pelas quais passou a sociedade brasileira, que erradicaram as antigas estruturas originárias da ocupação colonial por imigrantes europeus de parcelas significativas do território do Rio Grande do Sul.pt-BRCapuchinhos - Rio Grande do Sul - História.Capuchinhos.Rio Grande do Sul.História.Educação.Imigrantes italianos.Depoimentos.Legado Franciscano : contribuição dos freis capuchinhos na educação de filhos de colonos italianos do Rio Grande do Sul 1950-1970Livro