Umpierre, Eliane Ferreira2021-04-292020-11-162021-04-292021-04-29https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/1d788d10-3c06-49b2-8510-ae0967b68f0c58 f.A disciplina Educação Física enquanto componente curricular obrigatório da Educação Básica é orientada nas escolas da rede estadual de ensino pelas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica. No Ensino Médio, o processo de ensino e aprendizagem é fundamental para fomentar no aluno o senso crítico, cidadania e consciência política que permite sua inserção social no mundo do trabalho e posterior continuidade dos estudos. O enfoque crítico-emancipatório na Educação Física nos possibilita pensar que a especificidade da mesma na escola gira em torno do conhecimento acerca da cultura corporal de movimento, o que significa, do ponto de vista pedagógico, uma reflexão e compreensão ampla sobre a mesma para poder pensar o seu planejamento e organização. Esta perspectiva teórico-metodológica, além da compreensão e investigação acerca dos significados do se-movimentar humano, possibilita também refletir acerca das ferramentas necessárias para a promoção da ética, autonomia e consciência crítica. Neste contexto, o presente trabalho se constituiu em uma pesquisa-ação que visou construir uma Unidade Didática (UD) para a Educação Física (EF) no Ensino Médio (EM), tendo em vista a modalidade de Atletismo, uma vez que o mesmo não tem tanto reconhecimento nas escolas por fatores diversificados, e no sentido de despertar o interesse dos educandos como uma forma de desafio e superação de outras práticas que comumente vinham sendo aplicadas. Buscou compreender os fundamentos da perspectiva crítico-emancipatória propondo uma intervenção na escola, sob forma de pesquisa-ação, a partir de um trabalho planejado com um enfoque pedagógico que objetiva favorecer o universo de ampliação das experiências da cultura corporal dos educandos, tendo em vista o movimento humano, criando condições para a reflexão crítica em torno das conteúdos que envolvem as práticas corporais/atletismo e, principalmente, refletir sobre a importância do planejamento em uma perspectiva crítico-emancipatória. A opção por essa proposta se justifica devido à necessidade de construção e promoção de um planejamento de ensino com estratégias inovadoras, ativas e atrativas no EM que permitam ao aluno uma aprendizagem significativa e motivadora na qual o professor é mediador na construção do conhecimento.pt-BRCiências da Saúde.Ensino médio.Educação física crítico-emancipatória.Planejamento.Educação física no ensino médio: enfoque crítico-emancipatório no planejamento do ensino dos esportes/AtletismoDissertação