Zillmer, Margit Edelgard2014-10-1720142014-10-172014-10-17https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/21e444a2-f127-4182-8a77-caac14fac07a16 f.A gestão e a valorização das pessoas e, em particular, a remuneração, é uma preocupação central no contexto em que a demanda por pessoas é maior do que a oferta, a qual deve agravar ao longo do século XXI, exigindo das organizações competitividade para atrair e reter pessoas necessárias aos seus intentos estratégicos. Diante disso, este artigo visou conhecer e analisar a Gestão da Remuneração numa Concessionária de Energia Elétrica do interior/RS. Para atingir o objetivo deste trabalho, foi realizada uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, exploratória e descritiva. A pesquisa foi também bibliográfica, de levantamento e documental. Para coletar os dados, foi utilizado um questionário aplicado a um diretor da empresa. Concluiu-se a partir dos dados coletados, que a política de remuneração praticada pela Concessionária está bem estruturada e acontece de forma estratégica, onde o salário fixo é atribuído com base nas competências de cada colaborador e o salário indireto é expressivo significando também um diferencial na atração das pessoas à organização. Verificou-se que a remuneração variável não é praticada, sendo esta uma sugestão a partir deste trabalho, pois ela permite destacar potenciais individuais, motivar mais os profissionais e premiar o bom desempenho, além de reduzir a rotatividade das pessoas e melhorar a qualidade dos serviços.pt-BRCiências Sociais AplicadasGestão de pessoasValorização das pessoasRemuneraçãoA gestão da renumeração: o caso de uma Concessionária de Energia Elétrica do RSArtigo