Döring, Sandra Denis Kotowski2011-09-1920102011-09-192011-09-19https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/226b905e-3460-43c8-b6ec-ce2daa9b2be3Mudanças no contexto econômico, marcadas por competitividade acelerada, tecnologia e alta produção, além de um cenário de incerteza, complexidade e necessidade de inovação, requerem novos modelos e competências na gestão organizacional. Nessa perspectiva, a presente dissertação trata das questões relacionadas à aprendizagem no âmbito organizacional e a sua contribuição para a formação e capacitação de gestores. Nesse estudo, buscou-se identificar e analisar as competências requeridas aos gestores na função gerencial, bem como os processos pelos quais os gestores aprendem. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar o processo de aprendizagem gerencial de gestores de uma organização empresarial do ramo do agronegócio, frente às competências gerenciais requeridas aos gestores pela organização. A investigação ocorreu em uma empresa do ramo do agronegócio, situada na cidade de Santo Ângelo, Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, através de entrevistas aos gestores, à direção da empresa e à psicóloga da mesma, caracterizando-se como um estudo de caso qualitativo. Foram explorados referenciais bibliográficos e documentais acerca do tema, e para a coleta de dados empíricos foram utilizadas entrevistas estruturadas e o método da observação. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores, sendo dois da matriz e quatro de filiais, além do presidente, do diretor superintendente e da psicóloga da empresa. Os resultados obtidos revelam que ocorre nesta empresa uma transição em relação ao modelo de gestão praticado, em que parte dos gestores segue o modelo tradicional e outra parte adota o modelo integrativo. As principais competências requeridas aos gestores são conhecimento do produto, da empresa e da região, além de honestidade, respeito hierárquico, comprometimento e espiritualidade. Entre as conclusões, destaca-se a formação dos gestores dentro da empresa, a partir da cultura e dos valores preconizados pela organização. Como principal método de aprendizagem, destaca-se aquela que ocorre de forma experiencial, a partir da interação social, do aprender pela prática e pela troca de informações e observação. Da mesma forma, as competências necessárias à função são desenvolvidas a partir da prática principalmente, e através de cursos e treinamentos. Por fim, o estudo propõe diretrizes norteadoras em relação aos processos de aprendizagem gerencial, adicionando subsídios aos profissionais da área de gestão de pessoas, para o bem do desenvolvimento gerencial, propondo uma metodologia que direcione a formação dos gestores de maneira uniforme e gradual, possibilitando condições de desenvolvimento á todos os funcionários da empresa.pt-BRCompetênciasAprendizagem organizacionalAprendizagem gerencialGestorAgronegócioCompetências dos gestores sob o foco da aprendizagem gerencial: um estudo em uma empresa do ramo do agronegócioDissertação