Schwerz, Cristiane Câmpara2013-03-1520122013-03-152013-03-15https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/22a2f2a7-66b1-445f-b394-bea033e51fcb22 f.Este trabalho trata de uma atividade interdisciplinar envolvendo conceitos de física e matemática, numa ótica de vivências experimentais possibilitando a discussão e (re) construção de conceitos. A atividade consistiu na construção de um “gnômon”, o qual permitiu aos alunos desenvolverem outras habilidades que nem sempre estão presentes no cotidiano das aulas. Além do trabalho com material concreto foram utilizadas ferramentas computacionais para complementar o estudo de conceitos físicos e matemáticos envolvidos na atividade. A análise dessa atividade possibilitou alguns subsídios que podem melhorar o processo de ensinoaprendizagem, especificamente quando nos referimos a atividades pedagógicas que relacionam a teoria à prática.pt-BREnsino de CiênciasFísicaMatemáticaInterdisciplinaridadeCiências Exatas e da TerraAbordando conceitos de astronomia e geometria nos anos finais do ensino fundamental através da construção de um gnômomMonografia