Freytag, Fabiane Fátima2019-04-1220182019-04-122019-04-12https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/266fa4bb-863e-4f5b-9ec0-7442a86641ea36 f.O estudo da temática Adaptação na Educação Infantil: uma questão de acolhimento visa compreender e analisar o processo histórico ao qual perpassou a Educação Infantil no Brasil, bem como perceber as concepções de infância trazidas durante os séculos até os dias atuais. Quanto ao período de adaptação em uma escola de educação infantil, objetiva-se analisar os sentimentos parentais que envolvem toda a questão inicial de uma adaptação, identificar o vínculo entre a família e a criança, percebendo até que ponto pode ir à relação de apego quando se há a separação entre a criança e seu responsável. O envolvimento da escola neste contexto será observado bem como analisada a forma com que a direção conduz o momento da adaptação de uma criança na etapa do berçário. A pesquisa foi realizada com uma turma de berçário I, com bebês de cinco a nove meses, foram observadas e analisadas a adaptação de dois bebês de cinco meses de idade, a investigação dos sentimentos envolvidos, bem como a forma com que as responsáveis pelas crianças lidaram com este momento, isto através de conversas com a direção, educadores e pais. Neste sentido, perceber a importância de uma adaptação baseada no bom relacionamento entre a família e a escola é primordial, acolher a criança e a família é essencial para este momento.pt-BRCiências humanas.Pedagogia.Infância.Escola.Relacionamento.Adaptação.Adaptação na educação infantil: uma questão de acolhimentoMonografia