Ourique, Gabriel Mustafa2025-02-052023-12-142025-02-052025-02-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/7823120 f.A presente pesquisa, parte da observação do aumento dos índices de abandono e evasão escolar, principalmente por jovens das classes C e D, observou-se um aumento considerável de tal fenômeno durante e após a pandemia, e este justifica-se principalmente pela necessidade do trabalho em tempo integral. Tal fato, é ainda, acentuado pelo pouco acesso a ferramentas de ensino alternativo e por contextos de exclusão social. A partir disso, o atual trabalho buscou a compreensão dos contextos socioeconômicos aos quais o público alvo está inserido, objetivando o embasamento para a realização de um projeto arquitetônico de uma Unidade de Geração de Renda (UGR), buscando a criação de um espaço para o desenvolvimento educacional, pessoal e profissional para tais jovens. A pesquisa, ainda, buscou compreender o cenário a nível nacional e regional no qual a obra estará inserida, evidenciando características culturais e históricas do município de Santo Ângelo, bem como, apresentando modelos de projetos semelhantes que serviram de alicerce para a construção da proposta arquitetônica a ser desenvolvida. Metodologicamente, a pesquisa se trata de uma de natureza aplicada, com embasamento em bibliografias, levantamentos em campo, estudos de caso, a fim de embasar não apenas a pesquisa a nível teórico, mas também, a fase de desenvolvimento projetual.pt-BRCulturaGeração de rendaCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências sociais::EducaçãoIntegraçãoCovid-19Proposta arquitetônicaLuz, câmera, educação: unidade de geração de renda para jovens em situação de fragilidade socialTCC