Bueno, Raquel da Silva2020-08-142020-08-072020-08-142020-08-14https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/293d08f4-bbcc-49d9-85e5-b69f183d7f5a46 f.Durante o curso de Pedagogia a motricidade infantil é um tema presente nas discussões, pelo fato de ser importante e fundamental ao desenvolvimento integral do sujeito, bem como, por ser o profissional de pedagogia que está na linha de frente nas escolas de educação infantil. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi investigar de que maneira os professores priorizam a motricidade em sua prática pedagógica. Realizando uma releitura de bibliográficas nacionais, como as Diretrizes de estimulação precoce estabelecidas pelo Ministério da Saúde, e de estudos internacionais acerca da motricidade, como o Modelo de desenvolvimento infantil: “ampulheta” de Gallahue, Ozmum & Goodway (2013). Bem como, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória de cunho qualitativo, por meio de um questionário respondido por duas professoras que atuam efetivamente na área da educação infantil, sendo uma da rede privada do município de Ijuí-RS e outra da rede pública do município de Santa Rosa-RS; as quais são questionadas sobre atividades e práticas que estimulam a motricidade infantil. Os resultados aqui expostos mostram os estudos teóricos e a realidade prática sobre este tema, evidenciando o descompasso entre ambos.pt-BRCiências humanasPedagogiaDesenvolvimento infantilMotricidadePedagogoA prática pedagógica na educação infantil: estudo sobre a motricidade ampla e finaMonografia