Berton, Adriana2016-11-1620162016-11-162016-11-16https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/2977caf5-7553-409d-a910-bef424a1b54d28 f.O ambiente organizacional altera-se continuamente, exigindo que as empresas evoluam e aprendam a executar novas tarefas a partir do conhecimento adquirido. Motta; Vasconcelos (2004) destacam que a aprendizagem organizacional, implica em questionamento e mudança dos padrões de ação e formas de comportamento nas organizações, as quais influenciam os conceitos transformados em hábitos e rotinas. Nesse sentido o objetivo deste estudo é investigar como os processos de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, influenciam os conceitos institucionalizados e são convertidos em novos valores, hábitos e rotinas em empresas familiares. Para tanto utilizaram-se a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de multicasos, entrevista semiestruturada, observação e análise documental. Os resultados apontam que as empresas pesquisadas possuem métodos, técnicas e ferramentas para a disseminação do conhecimento, influenciando em melhorias e mudanças organizacionais, bem como na geração de valor das organizações e que os processos de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, influenciam os conceitos institucionalizados, sendo internalizados como novos valores, hábitos e rotinas para essas empresas.pt-BRCiências Sociais AplicadasControladoriaGestão empresarialGestão do ConhecimentoAprendizagem organizacionalEmpresa familiarTeoria institucionalGestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, sob o enfoque da velha economia institucional em empresas familiaresArtigo