Rockenbach, Débora Fernanda2019-04-1220182019-04-122019-04-12https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/2a252c49-cca9-4a6a-8391-537c558a48ad33 f.O presente trabalho traz o resultado da pesquisa realizada para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que trata sobre a alfabetização, entendida como passaporte para a cidadania. Atualmente, saber ler e escrever é condição necessária à participação na sociedade letrada em que vivemos. A pesquisa objetivou realizar um desejo pessoal em aprofundar e alargar o entendimento da alfabetização e foi mediada pelo diálogo com e entre diferentes pesquisadores da infância e alfabetização os quais apostam que a leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso na sociedade letrada e também pelo diálogo com atores sociais de uma escola da rede municipal de Campinas das Missões RS. Enfatiza a importância e/ou a necessidade da participação das famílias na escola, como protagonistas, na construção e desenvolvimento de um processo de alfabetização que realmente empodere os sujeitos da aprendizagem. A família é considerada, neste contexto, parte essencial na formação da criança e a parceria com a escola permite compreender a realidade dos sujeitos aprendentes e, com isso potencializar as práticas pedagógicas.pt-BRCiências humanas.Pedagogia.Alfabetização.Família.Escola.Os desafios da escola e da familia no processo da alfabetização na sociedade contemporaneaMonografia