Rosin, Jeancarlo Opalka2017-08-2920172017-08-292017-08-28https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/2a636010-8cdb-45e7-88b2-2c48144701cc115 f.A relação entre o cliente e a empresa esta em constante mudança tornando-se cada vez mais estreita. Atualmente o cliente define qual produto deseja comprar, exige alterações, novas funcionalidades e quer usar as mais novas tecnologias disponíveis. Para atender este novo e altamente dinâmico mercado, as empresas buscam novas formas de desenvolver e produzir os seus produtos, oferecendo soluções personalizadas. O conceito de modularização é aplicado, neste contexto, para gerar uma variedade de produtos individualizados, conciliando as estratégias das empresas com as necessidades dos clientes. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica que define os conceitos de modularização, modularidade e módulo, bem como outros conceitos que estão ligados diretamente ao tema. Descreve também, o método de projeto de produtos modulares denominado de Desdobramento da Função Modular (MFD) e desenvolve uma abordagem com ênfase na obtenção de informações, definição de estratégias empresariais e organização da produção, adequada a realidade das empresas das áreas agroindustrial e metalmecânica que enfrentam dificuldades com o novo panorama do mercado.pt-BREngenhariasEngenharia IndustrialModularizaçãoModularidadeMóduloDesenvolvimentoProjetoEstudo e desenvolvimento de um método para projeto de produtos modularesMonografia