Bairros, Carolina Almeida de2017-09-0620172017-09-062017-09-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/2a97fcae-4388-4a28-a0da-d1cd3cf83c3231 f.O foco central da pesquisa é a aprendizagem em relação à representação numérica do sistema de numeração decimal através da utilização de jogos em uma turma do 1º ano do ensino fundamental. A mesma tem como objetivo investigar quais aprendizagens relacionadas a representação numérica no sistema de numeração decimal podem ser desenvolvidas através da utilização de jogos matemáticos, levando em consideração que os jogos são um recurso facilitador para a aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram 5 alunos do 1º ano do ensino fundamental. Foram realizados três encontros com duração de 2 horas cada, nos quais primeiramente foi proposta a vivência com os jogos e após o registro e a problematização entre os alunos. Os jogos realizados foram Material Dourado, Faça 10 e o Pintando 7, os quais favorecem a compreensão de quantidade, contagem numérica, representação numérica sistema de numeração decimal, noções de adição além do cálculo mental. A análise de dados aconteceu de forma qualitativa, sendo que os resultados apontam que os alunos aprendem matemática de forma positiva a partir de situações de jogos, e que os jogos podem representar uma importante estratégia para ensinar matemática, desde que planejadas adequadamente e que contem com a mediação do professor problematizando e possibilitando diferentes estratégias de registro e de sistematização das aprendizagens.pt-BRCiências HumanasPedagogiaLudicidadeAprendizagemNúmerosMatemáticaA construção de noções de número por meio de jogos com alunos do 1° ano do ensino fundamentalMonografia