Gonçalves, Rosane Maria Sturzbecher2018-07-1320172018-07-132018-07-13https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/2b0f0588-1d5f-474e-898f-50ed2bca7b2922 f.O marketing interno pode influenciar na motivação, no comprometimento, na produtividade das pessoas, melhorando o clima organizacional e criando uma relação de confiança. Este estudo faz uma avaliação sobre as práticas de endomarketing desenvolvidas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS. A base teórica foi construída sobre a definição do endomarketing e do seu composto – companhia, custo, coordenação e comunicação. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e survey. A coleta de dados se deu via questionário com questões fechadas e pontuação pela escala likert aplicado a quarenta e seis colaboradores da empresa, a análise de dados se deu através da utilização da distribuição de frequência, da média ponderada e do teste T. A partir do diagnóstico foi possível identificar que o item que apresenta maior fragilidade diz respeito aos programas de treinamento oferecidos pela empresa, bem como a questão melhor conceituada na percepção dos respondentes é a liberdade que os colaboradores sentem em pedir ou oferecer ajuda aos colegas. A questão considerada mais importante é o bom relacionamento que existe entre as pessoas da equipe. A conclusão é de que as práticas de endomarketing foram observadas e mensuradas através da estratificação e análise das respostas e dessa forma foi possível expor à organização os pontos onde ela deve aprimorar a gestão do endomarketing a fim de obter melhores resultados organizacionais.pt-BRCiências sociais aplicadas.Endomarketing.Gestão.Colaboradores.Organização.Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RSTCC