Lied, Leandro Luiz2021-07-272019-10-242021-07-272021-07-27https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/31238fc9-908e-4bdc-a47b-3e5b0d9df919212 f.A tese destaca as experiências e as investigações realizadas no campo da educação a partir de conceitos extraídos da teoria da complexidade e apresenta elementos que constituem outra visão de humanidade que está em curso. Esta tese tem como objetivos: a) analisar os princípios educacionais que possibilitam a educação a compreender o humano como um ser único e complexo capaz de superar as limitações da formação humana pelo desenvolvimento de uma prática pedagógica orientada pela teoria da complexidade e por uma estratégia pedagógica transdisciplinar e b) conceber o conhecimento produzido pela humanidade que está pautado no predomínio de uma visão linear e simplificadora, como algo que pode ser superado pela compreensão e operacionalização da teoria da complexidade e provocar uma metamorfose, desde que seja partilhado de forma solidária entre todas as pessoas. O compartilhamento do conhecimento e a produção de metodologias e estratégias para apreender, transferir e criar soluções para as necessidades da vida pautaram a gnosiologia e a epistemologia durante a história da humanidade. A visão holística do ser humano prevaleceu em alguns períodos da história, nesse processo de humanização. A questão que se propõe neste momento vem ao encontro da transformação educacional que vivenciamos, em que as respostas simplificadoras para os problemas educacionais não surtem o efeito desejado. O problema consiste em como construir novas pontes para que o processo de humanização da humanidade continue a se desenvolver? Como sintonizar as pessoas às novas possibilidades de conhecimento que a ciência proporciona ao pensamento humano? Com apoio na teoria quântica de Heisenberg (1959, 2009), na visão sistêmica da vida, elaborada por Capra (2007, 2013), na teoria da complexidade, arquitetada por Edgar Morin (2005, 2011c, 2013a, 2015), como forma de compreender a realidade e, na transdisciplinaridade como via para formação do conhecimento, sugerida por Nicolescu (1999), podemos verificar, a partir do relato de práticas pedagógicas, que a educação está evoluindo no sentido de construir outro paradigma educacional. O ponto de partida desse processo de metamorfose ocorre com a descoberta dos elementos da física quântica, dos fenômenos que apontam para a possibilidade da compreensão de múltiplas realidades e da complexidade como elemento fundamental dessa análise. O método prioriza garantir espaço para a criatividade e para a intuição na análise do objeto investigado sob ótica do referencial teórico. O pensamento complexo se apresenta como uma via para a investigação sob uma lógica inclusivista e se utiliza da transdisciplinaridade como uma estratégia para reinventar um outro horizonte para a educação. Conclui-se, assim, que os avanços do campo científico e paradigmático proporcionam modificações nas formas de conceber, de comunicar e, principalmente, de pensar o mundo e tudo isso pode resultar em grandes conquistas e resultados para o campo da educação.pt-BRCiências Humanas.Educação nas ciências.Educação.Transdisciplinaridade.Complexidade.Holismo.Metamorfose.Por uma educação holística: a metamorfose na educaçãoTese