Mizdal, Rafael Hamerski2017-12-0420172017-12-042017-12-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/336a1c0f-1d81-42e0-924b-77c8fefcf86c32 f.Trata-se da aplicação da metodologia do 5S, uma ferramenta de qualidade, em uma empresa que prestas serviços de manutenção automotiva, como solução para aumentar a qualidade do serviço entregue ao cliente. O objetivo é apresentar os conceitos básicos da metodologia desta ferramenta e aplica-las nos procedimentos de trabalho da empresa estudada. O método consiste de cinco sensos, oriundos da cultura japonesa, que constituem as ferramentas de qualidade mais usadas pelas empresas em todo o mundo. Os cinco sensos são aplicados por etapas, sendo cada senso uma etapa. Senso de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina. A aplicação deste método consiste na participação de todos os colaboradores, partindo de um planejamento que abrange desde adequações de áreas até a mudança de cultura da empresa e envolve todos os colaboradores, desde a gestão até cargos mais inferiores. Como resultado, tem-se a mudança de atividades rotineiras, maior produtividade dos colaboradores, mudanças culturais, crescimento individual dos colaboradores, organização do ambiente de trabalho e satisfação do cliente na entrega do serviço. Conclui-se que o presente trabalho pode servir como exemplo de estudo de caso das etapas da utilização da metodologia do 5S em diversas áreas da indústria, além de ter contribuído para o desenvolvimento de competências na formação de especialista no curso de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia Industrial da UNIJUÍ.pt-BREngenhariasEngenharia industrialSensosQualidadeMetodologia do 5SAplicação da ferramenta 5S no setor de manutenção automotivaMonografia