Rodrigues, Charles Moura2013-12-1820132013-12-182013-12-18https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/35761451-d080-4c99-ba62-1fe1430fcf9519 f.O presente artigo foi produzido a partir de uma pesquisa documental, em parte da Coleção Tempo de Aprender, tendo como objetivo identificar como são propostas as situações matemáticas nos livros Didáticos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da EJA e quais contextos são abordados nestas situações. Os dados foram coletados por meio de uma análise detalhada dos referidos livros, em que foram analisadas as situações em quatro contextos: cotidianas, interdisciplinares, intradisciplinares e história da matemática. Para a análises foram considerados os seguintes referenciais: Vieira (2004), Spinelli (2011), OCEM (2006), PCN EJA (2002), e outros. A partir da análise, constatamos que as situações matemáticas no livro de 8º ano que mais se destacam são as interdisciplinares e as cotidianas, os contextos intradisciplinares e envolvendo a história da matemática aparecem pouco. No livro de 9º ano os quatro contextos aparecem de modo uniforme, sendo que um dá suporte para o outro. Consideramos que as situações matemáticas nos livros didáticos de 8º e 9º anos são propostas a partir de diferentes contextos que ultrapassam a ideia do cotidiano como dia a dia, pois há uma preocupação em que os diferentes contextos sejam abordados ao ensinar e ao aprender matemática, mas é preciso tomar alguns cuidados para não enfatizar apenas a contextualização e esquecer a descontextualização, para que se produzam os conceitos matemáticos.pt-BRContextosContextualizaçãoLivros didáticosEJAMatemáticaCiências Exatas e da TerraAlgumas situações matemáticas de livros didáticos da EJA: contextos e contextualizaçãoArtigo