Schaefer, Mireli Patrícia2019-02-0720182019-02-072019-02-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/3580d2ff-58e2-42b5-b7cc-83e70f7bac9320 f.O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa elaborada como trabalho de conclusão do curso de Matemática- Licenciatura, a qual discute se o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais com alunos do ensino fundamental, e a forma que ocorre. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, como procedimento metodológico foi realizado análises de atividades realizadas por uma turma de alunos do 6° ano, durante a realização de estágio por meio de uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática. De modo geral pode-se destacar que o principio pedagógico contextualização contribui no processo de ensinar e aprender números decimais, o contexto do cotidiano do aluno desenvolve o interesse, a curiosidade dos mesmos. E para acontecer a apropriação do saber escolar este contexto precisa ser descontextualizado, pois o saber escolar é diferente do saber cotidiano. Foram feitas problematizações pela professora, partindo de conhecimentos prévios dos alunos, constatou-se que os alunos foram sendo instigados, provocados, e a partir de alguns conhecimentos já adquiridos, aconteceu a realização de atividades. Estes conhecimentos prévios dos alunos é um conhecimento cotidiano, e este é utilizado para o aluno fazer relações e assim gerar significados, e acontecer o domínio do saber escolar.pt-BRCiências exatas e da terraMatemáticaContextoSignificadosApropriação do ConceitoSaber escolarSaber cotidianoAnálise de processos de ensino e aprendizagem de números decimais a partir do princípio pedagógico contextualização , com uma turma de alunos do 6° anoMonografia