Busnello, Maristela Borin2018-05-0720142018-05-072018-05-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/371b163b-2877-4f59-bcc9-9db747e0e4a9126 f.Os grupos de mulheres do meio rural se constituem em espaço de educação não formal e em sua organização se desenvolvem práticas educativas. Considerando este contexto, nesta tese de doutorado busco estudar de que forma os grupos de mulheres vinculados a um projeto de educação-extensão no meio rural, produzem espaço educativo e de cuidado. Apresento os elementos teóricos que situam a tese na confluência temática do debate sobre a saúde, a alimentação e a educação. Contextualizo o debate a respeito da saúde, a sua promoção e a educação nos espaços grupais, visualizando estes espaços como conformadores de práticas e potencializadores de mudança. Trago, ainda, elementos conceituais sobre a alimentação e a nutrição como categorias consideradas nas ações e práticas educativas. Tendo presente estes elementos, amparada nos pressupostos de Freire e da educação popular em saúde, investiguei como ocorrem as práticas educativas em um grupo de mulheres vinculado a um projeto de educação-extensão no meio rural de Ijuí. Na pesquisa participante utilizei diferentes estratégias para aproximação ao campo empírico. Além da observação participante junto ao grupo e registros no caderno de campo, desenvolvi um grupo focal e entrevistei os educadores envolvidos nas ações do projeto. A partir destas análises, defendo a compreensão de que os espaços grupais são espaços educativos onde convivem diferentes compreensões de educação. Quando o grupo considera e utiliza estratégias participativas, o diálogo e as realidades vivenciadas por cada uma das mulheressujeito do grupo pode-se alcançar empoderamento e provocar mudança. Aponto ainda, que, por ser espaço de encontro e de vivência, no grupo se estabelecem laços de solidariedade os quais potencializam o cuidado de si. Identificam-se entre as mulheres do grupo o pertencimento e a mobilização para “estar” neste local e se constituírem-se como sujeitos com identidade. Identifico ainda que o espaço grupal tal qual o vivenciado pelos grupos de mulheres, pode se manter como espaço de resistência ao cotidiano conformador e se constituir em espaço de esperança ao alcance de outros modos de pensar/fazer as relações com a produção de alimentos e a alimentação, com a vida de modo mais digno e responsável.pt-BRCiências humanasEducação nas ciênciasEducação PopularGrupos EducativosEducaçãoMovimentos SociaisGrupos de MulheresGrupos de mulheres do meio rural: espaço educativo e de cuidado de siTese