Cavallin, Alan2020-02-2220192020-02-222020-02-21https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/37735982-e3dc-4de8-a1e1-cd86ec58ecbb31 f.O artigo se constitui a partir de uma pesquisa qualitativa realizada com o 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. No desenvolvimento da pesquisa foram apresentadas aos alunos 10 questões, cuja análise possibilitou a identificação e compreensão dos entendimentos produzidos pelos alunos acerca do Número Racional na representação fracionária, significado parte-todo. Para análise foram organizadas duas unidades: partição de um todo em partes iguais, qual é o inteiro?; e dupla contagem: um obstáculo que precisa ser superado, considerado como aporte teórico, principalmente por Nunes; Bryant (1997), entre outros. Como resultado foi possível indicar que os estudantes muitas vezes não consideram o inteiro corretamente, ou seja, não o identificam, tanto para inteiro contínuo, quanto para inteiro discreto. A dupla contagem para alguns alunos pode ser identificada, pois não compreendem o número fracionário como único e com representatividade, visto apenas como dois números naturais. Percebemos o domínio de um determinado conteúdo pelos alunos, quando são contempladas situações em contextos diferentes. Nas questões proposta os alunos reconhecem o conceito apenas em determinadas situações, onde muitas vezes, aquelas onde pela escola é dada com prioridade, por exemplos representações na forma geométricas.pt-BRCiências Exatas e da TerraMatemática.Número racional representação fracionáriadupla contagem.Obstáculo epistemológico.Ensino Fundamental.O conceito número fracionário na ideia parte-todo: entendimentos apresentados por alunos do 6º ano do ensino fundamentalMonografia