Lechner, Caroline Fabiane2021-04-292020-04-302021-04-292021-04-29https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/37c60c7e-b6a1-4293-a0fc-162e5646adf0259 f.A Educação Física escolar brasileira tem passado em seu contexto histórico, por um processo de transformação, marcado, principalmente, pelo Movimento Renovador. Esse movimento incitou mudanças significativas que trouxeram a necessidade de pensar a Educação Física como um espaço pedagógico, comprometido com os propósitos da escola. Isso coloca vários desafios, dentre eles, a dificuldade que a área possui em produzir e sistematizar conhecimentos relevantes, para sustentar a Educação Física na concepção de disciplina escolar e enfrentar a falta de reconhecimento da importância dos saberes específicos a serem ensinados. Considerando esse cenário, a pergunta que orientou minha pesquisa foi: que elementos presentes ao longo de uma experiência coletiva de planejamento e validação curricular, podem colaborar para a potencialização da reconfiguração do sentido da Educação Física em uma comunidade escolar? Desse modo, objetivou-se analisar a possibilidade da reconfiguração do sentido da Educação Física em uma comunidade escolar, a partir de uma experiência coletiva de planejamento e validação curricular, com participantes de um grupo de estudo colaborativo. Para essa finalidade, trabalhou-se metodologicamente com a pesquisa-ação, com duas professoras atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental, uma diretora e um coordenador pedagógico, de uma escola da rede municipal de ensino, do interior do estado do Rio Grande do Sul. Pesquisadora e participantes constituíram o Grupo de Estudo, abordando temas que perpassam a Educação Física escolar, numa perspectiva reflexiva e colaborativa de construção do conhecimento, na tentativa de criar condições e oferecer elementos para o reconhecimento da especificidade do componente curricular junto à instituição escolar e de construir um projeto curricular de Educação Física para esta escola. No período de julho a dezembro do ano de 2019, foram realizados 10 encontros de estudo. As técnicas e procedimentos utilizados para a análise de dados foram: a entrevista, o diário de campo, grupo de estudo colaborativo, gravação dos diálogos do grupo de estudo colaborativo e grupo focal. A partir da leitura e descrição de cada encontro, os aspectos mais relevantes em relação aos temas abordados foram categorizados dentro dos seguintes eixos de análise: (a) concepções iniciais, (b) novos sentidos, (c) o planejamento curricular, (d) processo de validação. No que concerne às “concepções iniciais”, as análises evidenciam que, de maneira geral, todos os participantes expressam dificuldades para reconhecer o que se ensina e se aprende nas aulas de Educação Física, assim como sua contribuição para a formação do aluno. Além disso, as análises indicam a atribuição de alguns mantras, por parte dos participantes, como principal responsabilidade da disciplina no contexto escolar, são eles: atividade física, saúde e qualidade de vida; socialização e aquisição de valores humanos e o ensino de diferentes modalidades esportivas. A partir do estudo dos temas abordados no decorrer do processo de planejamento curricular colaborativo, “novos sentidos”, sinalizados pelos participantes, indicam a aparição de novos elementos nas formas de compreender e interpretar a disciplina, coerentes com o papel do componente junto à instituição escolar atualmente. No que se refere ao “planejamento curricular”, a análise da sistematização/textualização dos instrumentos utilizados neste processo, revela que estes foram essenciais na transformação das concepções, pois viabilizaram momentos/situações/condições que deram abertura para a possibilidade de discussão e reflexão dos temas abordados e relevantes para a pesquisa. O “processo de validação” consistiu na apresentação do que foi construído para pessoas além do grupo da pesquisa-ação, dando a elas, minimamente a possibilidade de compreender e se apropriar de uma concepção de Educação Física renovada. Percebeu-se que alguns aspectos da perspectiva da pesquisa-ação colaborativa, foram fundamentais para o surgimento de elementos que potencializaram a reconfiguração do sentido da Educação Física, dentre eles destacaram-se: a configuração e o encaminhamento do planejamento curricular coletivo (sequência dos temas, estratégias, procedimentos), o estudo de temas relacionados à disciplina, os instrumentos utilizados nos encontros, a participação de pessoas “de fora” da Educação Física e o processo de validação. A reconfiguração do sentido atribuído à disciplina se deu, à medida que o reconhecimento dos saberes específicos, o planejamento e a sistematização do componente avançaram e foram notados dentro da escola.pt-BRCiências da Saúde.Planejamento curricular colaborativo.Grupo de estudo.Sentido da educação física escolar.A reconfiguração do sentido da educação física de uma comunidade escolar: uma experiência de planejamento curricular colaborativoDissertação