Bagetti, Jonatan Jardel Zangirolami2018-07-1420182018-07-142018-07-13https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/391a0c9e-a1e9-4dec-a9a2-ac0c798860cf17 f.A gestão por competências é um modelo de gestão que busca melhorar os processos de gestão de pessoas, definindo competências que a empresa precisa para o seu desenvolvimento e desenvolvendo estas competências em seus funcionários. O presente estudo teve como objetivo formular estratégias de gestão de pessoas por competências, que tragam melhorias aos processos de gestão de pessoas na Unimed Noroeste RS. Foi realizada entrevista com os gestores da área de Gestão de pessoas para entender os processos atuais do setor de gestão de pessoas, e a partir dos conceitos do referencial teórico, foram analisadas e sugeridas algumas estratégias de melhorias dos processos, com base na gestão por competências. Os principais pontos de melhoria identificados foram a modificação da avaliação de desempenho que já está ocorrendo e pode ser gradualmente melhorado até se chegar a uma avaliação 360º e a melhoria nos sistemas de controle do PDI para que se tenha um melhor monitoramento dos treinamentos efetuados pelos funcionários.pt-BRCiências sociais aplicadas.Gestão de pessoas.Gestão por competências.Competências.Gestão de pessoas por competências: um estudo de caso na Unimed Noroeste/RSTCC