Bolzan, Michele Sloniec2013-01-3120122013-01-312013-01-31https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/3a5b36ed-ea47-4d3c-be66-9451b0cb4fc439 f.Bullying é um comportamento caracterizado por atos de violência, tanto física quanto psicológica, sem motivação aparente e contra alguém em desvantagem de força. O mesmo ocasiona efeitos desastrosos para as vitimas, e também aos agressores e testemunhas. O bullying está fortemente ligado à constituição psíquica do sujeito que o pratica. De modo que é em seu processo de desenvolvimento, considerando a estrutura familiar, que o sujeito vai articular os instrumentos que utilizará para fazer suas trocas com o meio em que está inserido. Assim, é a estrutura familiar que constitui o sujeito e isso vai acontecendo cotidianamente, a cada acontecimento ou situação entre a criança e seus pais. Estes acontecimentos vão ser significados por atos que vão delinear o sujeito e, por conseguinte, seu lugar de filho, sendo que, é justamente a definição desse lugar que vai permitir a criança se tornar um sujeito. E é justamente o modo como um sujeito está constituído que vai lhe permitir ser uma vitima ou um agressor, também as maneiras de um sujeito lidar com o bullying, dependem de sua constituição. É no contexto escolar que este fenômeno se torna uma das formas mais graves de violência contra o outro. Os agressores evidenciam firmemente a intenção de agravar situações em que as vítimas estão numa posição indefesa. E é o sofrimento a consequência desse processo tanto físico quanto psicológico. Também pode haver a exclusão dos envolvidos, sob a forma de marginalização social. Desse modo, é possível compreender o bullying como: agressões verbais e físicas, assédios, ações desrespeitosas, que são realizadas de forma intencional e que precisam de programas de intervenção.pt-BRBullyingPsicologiaCiências humanasBullying: causas e consequênciasMonografia