Griebler, Gustavo2012-05-0320122012-05-032012-05-03https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/3bd04566-8705-46c9-80a9-0593cffb8016112 f.Inicialmente apropriada pelos militares, a Informática migrou para diversas outras áreas, entre elas a educação, sendo hoje praticamente impossível o desenvolvimento da sociedade sem seu apoio, em virtude da sua incorporação em nossas vidas. Entretanto, como é um processo recente, em que muitas pessoas tiveram de se adaptar rapidamente ao que surgiu, persistem ainda algumas dúvidas na manipulação de alguns ambientes, em especial educacionais. Pensando sob este viés, é que emerge o presente estudo, que propõe um intermediador, conhecido na área da Informática como agente virtual, entre as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação), a tradição educacional e o mundo humano. Aqui, na parte referencial, procuramos fazer relações entre a área das TICs e a educação, fazendo, com relação à primeira, um apanhado histórico chegando até os dias atuais. Cabe destacar que a obra de Pierre Lévy, um grande entusiasta dessa área, é altamente referenciada no texto, constituindo um dos fundamentos para a consecução do trabalho. Também é dado destaque às interações sociais e à aprendizagem colaborativa, bem como aos ambientes virtuais de aprendizagem e agentes virtuais, propriamente, já que o objetivo do trabalho, então, é modelar conceitualmente um agente inteligente visando à colaboração para ambiente virtual de aprendizagem. São feitas análises de ambientes existentes, bem como de agentes, que servem de base para a proposição do modelo aqui proposto de agente.pt-BRAmbientes Virtuais de AprendizagemAgentes VirtuaisInformática na EducaçãoModelagem conceitual de agente inteligente visando à colaboração para ambiente virtual de aprendizagemDissertação