Stamboroski, Priscila Luana Czicheski2020-04-1420182020-04-142020-04-14https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/3f059a2c-f6cf-46c7-a304-75253875f35655 f.O ser humano ganha significado pela linguagem, a mesma é organizadora dos sujeitos, sendo que tudo que somos, e só somos por termos e produzirmos cultura. Entender o conceito de cultura, e os processos de construção do que consideramos humano, nos leva a romper com fazeres pedagógicos dissociados da realidade cultural dos sujeitos. Durante dois anos como estagiária da Educação Infantil, me coloquei enquanto pesquisadora, buscando aprender com as crianças. Em um primeiro momento conceitos como culturas, infâncias, brincadeiras, e crianças foram explorados. Posteriormente abordo os documentos e seus entendimentos sobre a cultura. Por fim experiências são trazidas em diálogo com a teoria, sendo os sujeitos infantis em sua inteireza centralidade das discussões, para vislumbrar possíveis caminhos. A abordagem bibliográfica e de pesquisa etnográfica deste trabalho imbrica se em olhar para as crianças em suas infâncias, buscando caminhos para entender se as crianças reconhecem-se enquanto produtoras culturais, como ocorre esse reconhecimento no chão da escola pelo fazer pedagógico, e o que os documentos legais nos indicam. O currículo é norteador das instituições de ensino, logo esse explicita a cultura dos sujeitos que constituem esse lugar, os estudos e ideias abordadas neste Trabalho de Conclusão de Curso- TCC, possibilita caminhos para pensar a dinamicidade das infâncias em uma construção pela cultura, a qual é alicerçada nas brincadeiras e interações, eixos trazidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e Base Nacional Comum Curricular como necessário e de direito dos sujeitos pluraispt-BRCiências HumanasPedagogia.Culturas das infâncias.Vivências.Construção humana.Professor pesquisador.Por um currículo cultural na educação infantil: entre os documentos legais e o chão da escolaMonografia