Prediger, Paula Weber2024-07-022021-12-202024-07-022024-05-07https://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/7617140 f.Planetários são espaços educativos não formais que complementam o ensino formal através da divulgação e difusão do conhecimento científico e auxiliam na apropriação do conhecimento como um bem cultural. Não existem Planetários na cidade de Ijuí e o objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta arquitetônica para a implantação de um empreendimento do tipo, destinado a divulgar a astronomia e proporcionar entretenimento para a população. A história da astronomia é conhecida desde as primeiras civilizações e hoje os planetários são espaços de educação e até teatrais. Foram analisados três modelos de Planetários, um de grande porte na China, um de médio porte na Argentina, e um pequeno, em Bagé, com base nos quais se identificaram os ambientes indispensáveis, atrativos e adequados para o projeto. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e documental, estudos de caso, pesquisa de campo e criação de projeto arquitetônico. O Planetário, com conceito ligado à Astronomia Indígena, deve ser um espaço voltado para a astronomia ocidental e indígena, que podem se complementar em estudos específicos, ou serem trabalhadas separadamente. Este conceito tem como objetivo a inclusão social das comunidades indígenas. Palavras-chave: Astronomia. Kaingang. Guarani. Arquitetura.pt-BRTECNOLOGIA::Engenharia civil e arquitetura::Arquitetura e conservação e restauro arquitetônico::ArquiteturaA visualização do universo como ferramenta para valorização da ciência e da cultural local: projeto de um planetário para a cidade de Ijuí-RSTCC