Dias, José Roberto de Lima2015-04-3020142015-04-302015-04-30https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/411467e9-202f-4acf-8042-9d2b334ae6fd36 f.Este trabalho procura situar os espaços de trabalho da Educação Popular e da Educação Ambiental, destacando quais propostas educativas estão em pauta em suas respectivas agendas de lutas, bem como se dá as aproximações conceituais de ambos os campos do saber. A pesquisa assumiu o caráter de uma abordagem qualitativa através do trabalho bibliográfico, perpassando pelas nuances hermenêuticas para sua análise. Com isso, procura-se compreender a dimensão educativa de ambas as áreas do conhecimento e identificar quais contribuições a Educação Popular oferece para a Educação Ambiental para a construção de uma sociedade sustentável. Estas duas áreas educativas assumem a dimensão política ao desenvolvem práticas que visam resgatar a cidadania e desenvolver um trabalho no sentido de eliminar as desigualdades sociais. A discussão aponta para o fato de que os graves conflitos sociais são consequências diretas dos interesses políticos e econômicos do capitalismo. Portanto, para que a democracia exista para todos necessita-se construir uma sociedade com justiça social, que agregue através da educação de caráter popular, as lutas para um meio ambiente sustentável.pt-BRCiências HumanasHistóriaEducação ambientalEducação popularEmancipaçãoEducação popular e educação ambiental: suas convergências conceituaisMonografia