Kupske, Rafael Andre2021-03-302020-12-092021-03-302021-03-30https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/418adda4-118d-45ca-b8b0-61e80d42f94b29 f.As cooperativas agropecuárias, apresentam grande importância, no que se refere ao desenvolvimento dos produtores, principalmente, aqueles relacionados com a agricultura familiar. No entanto, mesmo as cooperativas apresentando inúmeras vantagens para os seus associados, o individualismo impulsionado pelo capitalismo, acaba por afastar os cooperados da sua cooperativa, sendo todo este processo intensificado pelo acirramento da concorrência entre empresas e cooperativas. Tendo em vista a importância que o associado possui para a sobrevivência e estabilidade da cooperativa, buscou-se através deste estudo identificar e avaliar, dentro do quadro social da Coopermil – Unidade de Giruá RS, quais os fatores que fazem com que os associados venham ou não a negociar com a Cooperativa (compra de insumos), buscando também identificar os fatores que desestimulem o associado a manter a sua fidelidade para com a cooperativa. O presente estudo, pode ser classificado como sendo de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, baseando-se em um estudo de caso. Para a coleta de informações, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Conclui-se que existe a necessidade de desenvolvimento de políticas e incentivos para aproximar o jovem, filho do associado para a cooperativa. Ainda, concluiu se que os fatores que possuem maior relevância para a fidelização do associado no que se refere a compra de insumos, estão relacionados com a credibilidade, assistência técnica, pontualidade e confiança, qualidade do atendimento, facilidade para o carregamento dos insumos, bom relacionamento com os colaboradores, prazos de pagamento e qualidade dos produtos oferecidospt-BRCiências sociais aplicadasCoopermilFatoresAssociadosFidelidadeFidelização de associados no ramo das cooperativas agropecuárias: o estudo de caso de uma unidade da Coopermil - unidade de Giruá - RSTCC