Andrade, Rodrigo Criveleto de2021-01-052020-12-162021-01-052021-01-05https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/44721482-e793-4f3f-b10b-54b12e3e6bf141 f.O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta reflexões sobre as fases do desenvolvimento humano e seus desdobramentos. Objetiva-se assim, propiciar a discussão sobre o desenvolvimento humano e suas características a fim de intervir corretamente nas manifestações que possam comprometer a estruturação psíquica do sujeito. Sendo assim, investigam-se os elementos do desenvolvimento humano, visando compreender desde a concepção até a maturidade do sujeito, explicitando os três principais aspectos do desenvolvimento: físico, cognitivo e psicossocial. A pesquisa traz contribuições de autores clássicos e contemporâneos, a partir de livros e artigos científicos consultados no banco de dados do Google Acadêmico. Para tanto, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando o método descritivo e exploratório, pois visa entrelaçar as discussões dos diferentes autores apresentados neste trabalho, tais como: Sigmund Freud (1901/1905), Erik Erikson (1976), Jean Piaget (2007), Lev Vygotsky (1992) e Henri Wallon (1968), entre outros autores. Evidencia-se, portanto, que há divergências na vivência das fases do desenvolvimento para cada sujeito a partir da realidade em que se está inserido socialmente e culturalmente, sendo as etapas vividas de forma subjetiva. Percebe-se também que tais etapas são imprescindíveis para o desenvolvimento adequado do sujeito. Assim como, compreende-se que se faz importante olhar para a infância e seu processo de desenvolvimento, sendo necessária maior atenção para os aspectos de cada etapa, vivenciada pelo sujeito a fim de auxiliar no seu desenvolvimento adequado.pt-BRCiências HumanasPsicologiaDesenvolvimento humanoInfânciaO desenvolvimento humano sob diferentes perspectivasTCC