Silveira, Marina Moesch2015-10-1420142015-10-142015-10-14https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/450e6403-f2e8-4f95-a7b8-004a253d022347 f.O mercado de trabalho está mais competitivo e exigente. Os profissionais para, conquistar seu espaço, precisam estar de acordo com as suas exigências. Nesse ano a profissão Relações Públicas completou cem anos de existência no Brasil, os profissionais do ramo também precisam mudar o seu posicionamento frente às organizações assumindo uma postura mais estratégica do que organizacional, ou seja, assumindo um novo perfil. Comunicação integrada, empreendedorismo, internet e marketing são as áreas que irão dar o suporte necessário para formatar o novo perfil da profissão de Relações Públicas. Para entender o desenvolvimento da profissão, seus ganhos e perdas, foram realizadas entrevistas com profissionais da área que trabalharam na mesma empresa, mas em contextos diferentes, para entender as mudanças da profissão e do seu perfil ao longo dos anos.pt-BRCiências Sociais AplicadasComunicação SocialRelações públicasPerfilMercadoComunicaçãoO novo perfil da profissão de relações públicasMonografia