Schneider, Leandro2019-03-0420182019-03-042019-03-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/455723b9-cf4b-4df5-8140-6899642cdfde106 f.O presente estudo tem como objetivo compreender o poder explicativo das ações de marketing digital no processo de gestão da marca de uma organização pertencente ao setor agroindustrial. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, descritiva, instrumentalizada através de uma entrevista semiestruturada e uma survey. Da coleta de dados, restaram como constituintes da amostra o diretor da organização onde foi realizado o estudo de caso e 257 respondentes divididos entre as cidades de Santa Rosa, Ijuí e Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para análise e interpretação dos dados, foram utilizadas técnicas de análise estatística descritiva, análise fatorial e análise de regressão linear. Os resultados da pesquisa demonstram que as ações de marketing digital possuem influência positiva frente à gestão de marcas e, quanto maior o incentivo a estas ações melhores os resultados para a marca. Além disso, existe uma relação positiva e significativa entre as ações de marketing e marketing digital, capazes de impulsionar a gestão de marcas quando realizadas em conjunto. Esse achado indica que, no contexto estudado, a decisão de como investir, por parte das empresas para um fortalecimento e difusão das marcas passa por ações de marketing e marketing digital, comprovando cada vez mais, a importância destas ações nas organizações e de seu aprofundamento no campo acadêmico. No âmbito gerencial, os resultados deste estudo podem auxiliar os gestores e diretores da organização a melhorar sua gestão e o desempenho da sua marca frente aos consumidores, sendo possível concluir que o caminho para uma marca conhecida e de sucesso entre os consumidores tem relação direta com ações de marketing e marketing digital, cada vez mais necessários as organizações.pt-BRCiências humanas.Desenvolvimento regional.Gestão de marcas.Marketing digital.Marketing.Branding.Brand Equity.Marketing digital e a gestão de marcas: o caso do Frigorífico AlibemDissertação