Zimmermann, Taiani2018-12-0620182018-12-062018-12-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/4619695e-10bd-4eaa-bc1d-088de332725126 f.Este artigo foi desenvolvido sobre o tema a gestão estratégica de custos, preços e resultados, um estudo em uma loja de perfumes e cosméticos; por meio do qual se buscou responder a questão problema: como uma estratégia de custos, precificação e mercado podem contribuir no posicionamento de uma loja de perfumes e cosméticos? Tendo como objetivo principal avaliar a relação entre custos e resultados e sua contribuição na instrumentalização da gestão para definir as estratégias de posicionamento no mercado. Com base nos autores pesquisados elaborou-se o referencial teórico, onde se abordam conceitos relacionados à gestão de custos e as estratégias de precificação. Em seguida, apresenta-se a metodologia que foi utilizada neste estudo, e também faz-se a análise e discussão dos resultados obtidos junto a empresa foco deste estudo, de modo a diagnosticar a sua situação atual. Constatou-se que são vários os aspectos que precisam ser levados em conta no momento de definir o preço de venda de um determinado produto. A precificação precisa considerar, além do mercado em que a empresa está inserida, o preço de custo pago por cada produto, o qual envolve o valor pago e ainda, os gastos com transporte, recepção, inspeção e colocação nas prateleiras, além de custos administrativos associados ao controle dos estoques; além disso, é necessário que sejam contabilizadas as despesas operacionais mensais, relacionadas aos gastos necessários para manter a estrutura física da empresa, bem como, financiar as suas atividades.pt-BRCiências sociais aplicadas.Controladoria e finança.Preço.Despesas.Mercado.Gestão.Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticosTCC