Locatelli, Catiane Prestes do Amaral2013-04-0820122013-04-082013-04-08https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/48a85e86-318a-40ea-ad4c-6b6abb035adf68 f.Este trabalho de conclusão de curso constitui-se em uma pesquisa bibliográfica focalizando o tema - Formação continuada: espaço para desenvolver habilidades e competências de leitura - pesquisa a leitura a partir da concepção sócio-interativa. Parte da perspectiva de que o pleno domínio da leitura é condição para a preparação básica para o trabalho e para a conquista da cidadania do educando. Para tanto, busca aprofundar conhecimentos que promovam o desenvolvimento da competência leitora, exigida pela sociedade atual. De acordo com os pressupostos teóricos deste estudo, entender concepções de leitura, objetivos e estratégias de leitura são alguns dos aspectos fundamentais para nortear a prática pedagógica do professor, uma vez que o processo ensino-aprendizagem, em todas as áreas do saber, tem como pressuposto o desenvolvimento da competência leitora. Em um trabalho que pretende desenvolver a competência leitora, o professor precisa estar consciente que também se faz necessário considerar a questão do desenvolvimento da sensibilidade, da afetividade, para que o aluno sinta-se envolvido em um ambiente que prioriza a prática da leitura. A partir de tais considerações, este estudo busca propiciar reflexões aos professores da escola Adventista de Ijuí, sobre a prática da leitura na sala de aula. Para tanto, este trabalho apresenta uma fundamentação teórica para embasar práticas de leitura que serão trabalhadas em uma Oficina de Leitura a ser oferecida aos professores da referida escola, pois a Oficina contemplará princípios organizadores do desenvolvimento de habilidades de leitura e da competência leitora.pt-BRFormação continuadaConcepções de leituraLíngua portuguesaLinguística, Letras e ArtesLetrasFormação continuada: espaço para desenvolver habilidades e competências de leituraMonografia