Santos, Luis Gustavo Ramos dos2025-02-042023-12-222025-02-042025-02-04https://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/780369f.A presente pesquisa, intitulada: “Quem não tem cão, caça com gato: potencialidades do uso de Materiais Não Convencionais na Educação Física Infantil”, tem como objetivo geral apresentar as possíveis contribuições da utilização de Materiais Não Convencionais (MNCs) enquanto estratégia de ação pedagógica no desenvolvimento das atividades na Educação Física Infantil (EFI). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em forma de estudo de caso, e quanto aos objetivos, caracterizando-se como descritiva. O trabalho foi realizado pelo pesquisador que, enquanto sujeito da pesquisa, planeja, participa, implementa e analisa os resultados da ação em um processo de descrição, reflexão e introspecção acerca da própria prática a partir da participação no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). A pesquisa se deu a partir da análise de recortes do diário de campo, dos documentos e registros pedagógicos do pesquisador ao utilizar os materiais não convencionais como estratégia de ação pedagógica nas aulas de Educação Física nas turmas que atende. A revisão de literatura aborda as temáticas necessárias para compreensão do objetivo da pesquisa a saber: conceitos de escola, criança, infância(s), Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Física e Educação Física Infantil, bem como a interpretação e análise de como estes temas são tratados na Constituição Federal (1988), da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), e de outras legislações pertinentes. Foi possível identificar que a adoção de MNCs na EFI é uma estratégia viável e eficaz para promover o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos criativos, imaginativos, lúdicos, conceituais, sociais e físicos por meio da (re)elaboração da apropriação corporal. A interação com MNCs, em ambientes fechados ou abertos, promove a proatividade das crianças, desenvolve seu protagonismo e facilita a apropriação significativa do espaço, incentivando sua utilização consciente e a preservação do ambiente escolar.pt-BREducação física infantilEscola públicaÁREAS DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR::CriançasMateriais não convencionaisEstratégias de ação pedagógicaQuem não tem cão, caça com gato: potencialidades do uso de materiais não convencionais na educação física infantilDissertação