Dresch, Óberson Isac2019-07-2420182019-07-242019-07-24https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/49a7c874-fc82-4281-8dca-8219d1e230be150 f.Este trabalho visa compreender o propósito da educação escolar republicana e democrática na formação das novas gerações à luz do pensamento arendtiano. A problemática analisada é a concepção instrumentalista do ensino básico vigente nas escolas brasileiras, que atribui a estas um papel limitado a demandas específicas incentivadas, em geral, por objetivos de ordem privada e econômica. A tese defende a hipótese de que a escola só se constitui em um espaço efetivo de formação, com atividades voltadas para o pensar reflexivo, interessadas em preservar e renovar o mundo humano comum, na medida em que consegue superar seu caráter instrumental. Mais que atender necessidades materiais, o ensino escolar de nível básico é um espaço e tempo responsável por estimular o pensamento e a reflexão das pessoas acerca de conhecimentos e temáticas comuns. Tal proposta é considerada no tensionamento entre política e educação: se, por um lado, esta é viabilizada no contexto da república democrática, por outro, a configuração política depende da instrução e da constituição de sujeitos comprometidos com o mundo humano comum. O trabalho, de cunho prioritariamente bibliográfico e de caráter reflexivo, encontra no pensamento de Hannah Arendt suas principais referências, com destaque para as obras Entre o passado e o futuro, A condição humana e A vida do espírito. Reúne, ainda, autores afinados à perspectiva arendtiana, imbuídos em pensar a acolhida de crianças e de adolescentes e a preservação do mundo no contexto educacional contemporâneo.pt-BRCiências humanas.Educação.Educação Escolar.Condição humanaPolítica e educação.Pensamento e reflexão.“Para que serve servir?”: a educação escolar à luz do pensamento de Hannah ArendtTese