Basso, Igor Francisco2012-09-0620122012-09-062012-09-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/4b615005-5084-43d8-8f53-e0beea2586db61 f.Os avanços tecnológicos, juntamente com a globalização dos mercados, exigem das organizações uma postura proativa diante das contingências apresentadas pelo ambiente em que as mesmas estão inseridas. O macroambiente é muito instável e requer atenção especial das empresas. É preciso se adaptar o mais rápido possível às mudanças para não ser surpreendido pelos concorrentes. Ser reativo apenas pode ser fatal em um mercado tão competitivo como o que se apresenta nos dias de hoje. Nessa perspectiva, é fundamental que as empresas estejam atentas aos seus gargalos produtivos. Saber identificá-los e proceder as ações necessárias para transformá-los em não gargalos é uma tarefa imprescindível ante aos desafios que estão presentes no meio organizacional. O estudo investigativo para observação prática desses pressupostos foi realizado no Núcleo Gráfico da Editora Unijuí, localizada no município de Ijuí-RS, com o objetivo de identificar os principais gargalos que interferem no processo produtivo do respectivo núcleo. O trabalho classificou-se, quanto aos fins, como uma pesquisa exploratória e descritiva e, quanto aos meios, em pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A empresa foi analisada por meio de entrevista com os seus gestores e pela observação atenta do acadêmico que é colaborador da Unidade em estudo, de maneira a se obter um conhecimento mais aprofundado acerca das restrições na produção. O estudo baseou-se na Teoria das Restrições desenvolvida pelo físico israelense Eliyahu M. Goldratt. Em seguida foram propostas ações de melhoria visando a qualificar o desempenho produtivo do Núcleo Gráfico.pt-BRProduçãoGargalos produtivosRestriçõesAdministraçãoGargalos na produção: estudo de caso no núcleo gráfico da Editora UnijuíMonografia