Silva, Vilmar Bueno2019-02-1220132019-02-122019-02-12https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/4c054a3f-63c9-433b-a85e-5666acfafec6127 f.O presente trabalho aborda as possibilidades de contribuição das Instituições de Ensino Superior (IES) na qualificação dos agentes econômicos locais para o desenvolvimento regional. Assim, foram pesquisadas IES em diferentes países as quais são referência nas formas de contribuir para o fortalecimento dos agentes econômicos e, consequentemente, de promover o desenvolvimento regional. Também são destacadas duas IES brasileiras que são proeminentes nas suas formas de atuação com os agentes econômicos, e que colaboram de modo significativo no desenvolvimento das regiões onde estão inseridas. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar possibilidades e estratégias de atuação de IES na participação da qualificação dos agentes econômicos locais, refletindo no desenvolvimento regional. Para isso, procedeu-se a um estudo de caso realizado na Faculdade Horizontina (FAHOR), que desenvolveu sua estratégia de atuação considerando sua dimensão e o contexto econômico de que faz parte. Como resultado de uma atuação mais direta, apresenta-se a melhoria nos sistemas de produção de alguns dos agentes econômicos.pt-BRCiências sociais aplicadasGestão de Organizações e DesenvolvimentoIESAgentes Econômicos LocaisDesenvolvimento RegionalEstudo das possibilidades de atuação de uma instituição de ensino superior (IES) no desenvolvimento regionalDissertação