Sausen, Juliana da Fonseca Capssa Lima2024-10-242022-06-292024-10-242024-10-24https://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/7712299 f.Com base nas demandas de estudos científicos sobre gestão humanizada em seu caráter integral e sistêmico, na gestão humanizada como diferencial valorativo e estratégia de sustentabilidade organizacional e territorial, na representatividade do cooperativismo e do cooperativismo de crédito no desenvolvimento territorial e na relevância de estratégias de mensuração, avaliação e otimização de desempenho no cooperativismo; esta tese teve como objetivo compreender como a gestão humanizada contribui para o desempenho sustentável do cooperativismo de crédito, a partir de um estudo exploratório e descritivo. Utilizou-se como construtos teóricos a gestão humanizada e seus pilares, mediante o modelo do movimento Capitalismo Consciente de Mackey e Sisodia (2018), e o desempenho sustentável, com base nas três dimensões da sustentabilidade de Elkington (1994), combinadas com indicadores de desempenho sustentável do cooperativismo de crédito, fundamentados principalmente em Bressan et al. (2010), Oliveira Júnior (1996) e Allet e Hudon (2015). Foram desenvolvidos quatro estudos em formato de artigos, com os objetivos específicos da tese contemplados em cada estudo. O Estudo 1, de abordagem quantitativa, teve como objetivo investigar as principais abordagens teóricas no campo da gestão humanizada, utilizando o estudo bibliométrico, que contemplou estudos científicos antecedentes sobre este tema. A amostra retornou com 102 artigos do período de 1976 a 2019, dos quais 43 artigos integraram os fatores do estudo. Foram evidenciadas quatro abordagens sobre gestão humanizada – cultura ética organizacional, capital social, comportamento moral e antropomorfismo – confirmando a inter-relação e relevância da gestão humanizada com estas abordagens e a relevância da gestão humanizada nos estudos organizacionais e territoriais, com destaque para tais abordagens. O Estudo 2, de abordagem qualitativa, teve como objetivo investigar a atuação integral e sistêmica da gestão humanizada no desempenho sustentável do cooperativismo de crédito, pelas percepções dos gestores deste cenário. Além de pesquisas bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas online a 34 gestores das seis unidades mais representativas da cooperativa Sicredi das Culturas RS/MG, no Rio Grande do Sul. Identificou-se que as estratégias e práticas implementadas nas unidades contemplavam os quatro pilares da gestão humanizada – propósito maior, integração de stakeholders, liderança consciente e cultura consciente – e que esta inter-relação evidenciava aspectos positivos nas dimensões econômica, social e ambiental, contribuindo para o desempenho sustentável das unidades e seus agentes. Os Estudo 3 e 4 tiveram como objetivo investigar o impacto da gestão humanizada no desempenho sustentável do cooperativismo de crédito. Porém, o Estudo 3 considerou as percepções dos colaboradores, enquanto o Estudo 4 baseou-se na perspectiva dos associados. O Estudo 3 utilizou como métodos pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e questionários aplicados a colaboradores das seis unidades mais representativas da cooperativa, resultando em uma amostra de 69 participantes. O Estudo 4 utilizou pesquisas bibliografica e documental, e aplicação de questionários a associados das cinco agências mais representativas da cooperativa, resultando em uma amostra de 110 participantes. Em ambos os estudos, com uso de estatística descritiva, foram constatadas percepções positivas sobre a atuação dos pilares da gestão humanizada e das dimensões do desempenho sustentável nas estratégias e práticas dos locais analisados, repercutindo satisfatoriamente nos indicadores econômicos, sociais e ambientais destes locais e seus agentes internos e externos. Também, o modelo de equações estruturais testado e apresentado nestes dois estudos, confirmou a hipótese de que a gestão humanizada tem impacto positivo e significativo no desempenho sustentável das unidades analisadas e seus agentes, refletindo no cooperativismo de crédito. Com base nos quatro estudos realizados, conclui-se que a gestão humanizada não apenas contribui para o desempenho sustentável da cooperativa analisada, de seu entorno e do cooperativismo de crédito, como contribui e impacta significativamente e positivamente, alcançando todos os seus stakeholders e contextos. É neste âmbito integral e sistêmico que a gestão humanizada se configura como estratégia de resultado e desempenho organizacional, e artefato genuíno e de sustentabilidade, potencializando recursos e identidades organizacionais, alcançando a sociedade e visando o bem comum e um sentido maior a todos.pt-BRGestão humanizadaDesempenho sustentávelCooperativismo de créditoGestão humanizada e desempenho sustentável : estudo de caso na Cooperativa Sicredi das Culturas RS/MGTese