Scheleski, Tiago Panke2016-06-0820152016-06-082016-06-08https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/4d134388-ce82-4ca7-9b53-944f39cdb67c130 f.O capital humano tem sido cada vez mais valorizado nas organizacoes, o que tem levado as mesmas a dar maior importancia aos processos de gestao de pessoas, focando em seu desenvolvimento e capacitacao, aperfeicoando caracteristicas individuais e grupais. O desenvolvimento de uma boa gestao dos elementos da area de gestao de pessoas desenvolve-se com um crescimento continuo focado na eficiencia e eficacia profissional dentro dos objetivos organizacionais.Este estudo verificou apos uma analise do contexto atual da organizacao Itaimbe Automoveis LTDA, filial de Ijui, algumas fragilidades a serem supridas nas estrategias dos processos de gestao de pessoas, especificamente em agregar, aplicar de desenvolver pessoas e o que se faz necessario aprimorar nestes processos para consequentemente a melhora dos resultados da organizacao. Conforme Gramigna (2002), as empresas precisam se adequar a este novo cenario, para isso, muitas estao focando mais diretamente suas estrategias na area de gestao de pessoas e seus processos. A capacidade de atrair, desenvolver e reter pessoas talentosas ve-se diante de uma nova realidade, pois apresentam dificuldades para identificar o novo perfil delineado pelos contratantes, agregaram inumeras competencias, dificeis de ser encontradas em uma so pessoa. Conforme Gramigna (2002), a capacidade de atrair, desenvolver e reter pessoas talentosas ve-se diante de um cenario novo: apresentam dificuldade para identificar o novo perfil delineado pelos contratantes, agregaram inumeras competencias, dificeis de ser encontradas em uma so pessoa. De acordo com Ribeiro (2005, p. 16) “para reter talentos dentro da empresa, a area de recursos humanos deve criar medidas para estimular e desenvolver o potencial de seus profissionais. Com base na teoria apresentada no relatorio, buscou-se conceituar a evolucao nas relações de trabalho e na area de gestao de pessoas, os desafios da diversidade na contemporaneidade, gestao de pessoas e seus processos, processo de agragar, processode aplicar e processo de desenvolver pessoas. Segundo Chiavenato (2002, p. 1) “no passado, nao muito distante, as pessoas eram consideradas recursos das organizacoes: os chamados recursos humanos. Em geral, recursos representam algo material, passivo, inerte e sem vida propria que supre os processos organizacionais em termos de materias-primas, dinheiro, maquinas, equipamentos etc. No momento atual de nossa sociedade conforme Dutra (2009, p.17), gestao de pessoas e “um conjunto de politicas e praticas que permitem a conciliacao de expectativas entre a organizacao e as pessoas para que ambas possam realiza-las ao longo do tempo”. De acordo com Chiavenato (2002, p.126) “as melhores empresas querem os melhores talentos. E os melhores talentos sao raros. O medo de errar nas contratacoes e todo o custo que isso acarreta ou o de nao encontrar no mercado o tipo de profissional que buscam faz com que as empresas procurem envolver todo o pessoal de linha no processo seletivo”. Desta maneira objetivo principal deste estudo foi identificar possiveis aprimoramentos nas estrategias dos processos analisados com vistas a promover um maior envolvimento dos colaboradores gerando melhora nos resultados da organizacao. Assim, buscou-se identificar atuais estrategias utilizadas nos processos de gestao de pessoas e informacoes sobre os mesmos, analisando se estao gerando resultados positivos atendendo a necessidade da organização juntamente com seus pontos fortes e fracos propondo melhorias a serem introduzida para melhorar os resultados. Com base nos autores como Zamberlan et al. (2014, p. 112) “a classificacao da pesquisa e baseada nas principais caracteristicas que as mesmas apresentam em relacao: a natureza, aos niveis ou objetivos, segundo os procedimentos tecnicos, meios e estrategias de pesquisa”. Teorizou-se respeito da metodologia, descrevendo os processos de acordo com o modelo de pesquisa utilizada. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa caracterizou-se como de natureza aplicada, pois objetiva criar conhecimentos para aplica-los na pratica em relacao a solucao de problemas da realidade. Conforme Zamberlan et al.(2014), a pesquisa e qualitativa por conta da relacao dinâmica entre o mundo real e o sujeito, baseando-se nas opinioes dos sujeitos entrevistados, no caso o gestor da empresa e seus colaboradores, sendo este o ambiente natural, fonte de coleta de dados. Quanto aos objetivos a presente pesquisa se classifica como exploratoria e descritiva. Teixeira et al. (2014, p. 114) afirmam que “o objetivo da pesquisa exploratoria e investigar uma situacao para propiciar aproximacao e familiaridade com o assunto, fato ou fenomeno e com isto gerar maior compreensao a respeito do mesmo”. Os procedimentos tecnicos da pesquisa sao classificados como bibliografica pelo aporte dos autores descritos para desenvolver o referencial teorico, Conforme Zamberlan et al. (2014) a pesquisa documental refere-se a materiais e documentos que ainda nao foram analisados, entre os mais variados tipos de fontes, de campo pelo fato de que o estudo se da no proprio local onde os fatos ocorrem, alem de classificar-se como um estudo de caso e pesquisa participante pelo fato do academico autor do relatorio atuar na organizacao e ao atuar como Coordenador de Servicos visualizou-se a necessidade pela falta de aperfeicoamentos do processos de gestao de pessoas em suas atividades. Assim, como participante da organizacao filtrou-se necessidades a serem supridas e buscou supri-las com proposicoes embasadas pelo referencial teorico de aporte. Para a coleta de dados da pesquisa de campo e estudo de caso foi utilizada a tecnica da entrevista. Marconi e Lakatos (1996) definem a entrevista como sendo um encontro entre duas ou mais pessoas a fim de que no minimo uma delas agregue informacoes a respeito de determinado assunto desejado. Realizou-se a entrevista semi - estruturada para conversar com o gestor geral do pos vendas Thiago Flores e a consultora da empresa Intelectus Jolaine Castro, juntamente com a percepcao do Coordenador de Servicos da filial de Ijui, guiada pelo roteiro de entrevista elaborado pelo academico com auxilio da professora orientadora, objetivado investigar questões especificas do estudo de caso referindo-se aos processos de agregar, aplicar e desenvolver colaboradores. Conforme Marconi e Lakatos (1996, p. 32) a analise e interpretacao dos dados “representa a aplicacao logica dedutiva e indutiva do processo de investigacao”. O processo de analise dos dados iniciou apos a aplicacao da entrevista colhendo os mais variados dados para analise. Após e realizado a interpretacao dos dados coletados comparando-os com a teoria abordada propondo futuras melhoras nas estrategias dos processos analisados conforme proposicoes. Atraves dos dados coletados pela entrevista aplicada ao Gestor de Pos Vendas e a Consultora da Empresa Terceirizada, comparadas com a visao do Coordenador de Servicos e academico elaborador do presente documento sistematizador do TCC, obteve-se informações pertinentes a serem analisadas com embasamento teorico. Os processos avaliados pode-se dizer que ha lacunas a serem preenchidas dentro dos processos de gestao de pessoas referentes ao estudo. Os processos atualmente utilizados na empresa foram analisados sao em grande parte desenvolvidos de forma simplificada, podendo ser aprimorados, assim como formalizados para seguir um padrao na sua aplicacao. Ao analisar os processos conforme os dados obtidos se propoe a ser realizado melhorias nos processos, pela agregacao de fatores que faltam ser explorados e incrementados na gestao da organizacao bem como o foco nos que ja estão em pratica pela gestão atual. Propõe que seja realizado a divulgação externa da empresa na procura de talentos de forma mais intensiva, a intensificação da empresa terceirizada nos processos de seleção ou o investimento em colaborador especifico do RH para desempenho da atividade, a criação e formalização do processos de descrição de cargos, a elaboração e utilização de um manual de socialização para a inicialização e acomodação de novos colaboradores, e a implantação de um sistema de avaliação de desempenho conforme fatores definidos pela direção ou comissão avaliadora. Apos investigar as atuais estratégias de gestão de pessoas adotadas pela organização, Verificando seus pontos fortes e fracos no processos analisados, realiza-se proposições de melhorias e acréscimos nos mesmos, para que gere um maior envolvimento dos colaboradores e consequentemente melhora nos resultados organizacionais.pt-BRCiências Sociais AplicadasAdministraçãoGestão de pessoasAgregarAplicarDesenvolverAnálise dos processos de agregar, aplicar e desenvolver pessoas na organização Itaimbé Automóveis Ltda de IjuíTCC