Silva, Andrey Veiga da2019-03-0120182019-03-012019-03-01https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/4f5fcd44-e211-482f-ba35-f381977eb8fa39 f.O trabalho tematiza o desenvolvimento de uma Unidade Didática de Futsal em uma turma de 8º ano do ensino fundamental. Apresenta o referencial teórico composto de três momentos: A escola e a educação física, na qual apresento a educação física enquanto componente curricular e produtora de cultura dentro de um ambiente escolar; Os jogos esportivos e a educação física escolar, conceitua os jogos esportivos e suas relações com a educação física escolar; e O método situacional ativo e os subpapéis dos jogos esportivos coletivos no qual apresento os conceitos de tática, intenção tática e os subpapéis que pretendo desenvolver na pesquisa. A pesquisa é pautada pelo seguinte questionamento: Houve melhora no desempenho tático dos alunos na prática do futsal após o desenvolvimento de uma Unidade Didática - UD sobre a intenção tática – finalizar em condições favoráveis? Para responder a pergunta tive como objetivo geral do trabalho analisar se o desenvolvimento da Unidade Didática referida melhorou o desempenho tático dos alunos. Trago ainda como objetivos específicos: analisar a tomada de decisão dos alunos durante os jogos de futsal; produzir atividades adequadas e específicas para o desenvolvimento da intenção tática – finalizar em condições favoráveis. A partir da análise é possível afirmar que não houve melhora na turma trabalhada, a intenção tática ‘finalizações em condições favoráveis’ não aumentou significativamente da primeira filmagem para a segunda. Os alunos não melhoram a tomada de decisão sobre o passe para o colega e também sobre a finalização ao gol. Apesar de não ter sido trabalhado com ênfase, foi notado durante os jogos que a marcação e roubada de bola melhoraram, e acredito que foi pela aplicação de tarefas do tipo T3 e T4, nas quais as situações de jogo estavam sempre presentes. A aplicação da Unidade Didática de Futsal com ênfase na Intenção Tática do Atacante com Posse de Bola - ACPB – finalizar em condições favoráveis acabou não melhorando o desempenho tático dos alunos, mas para uma atuação mais satisfatória, trabalhar e desenvolver outras intenções que seriam necessárias, é importante um tempo maior de desenvolvimento de uma Unidade Didática.pt-BRCiências da saúdeEducação físicaFutsalTática IndividualEducação física escolarAnálise da intenção tática – finalizar em condições favoráreis no futsal com alunos do 8ª ano do ensino fundamentalMonografia