Bazana, Guilherme Xavier2016-11-0920162016-11-092016-11-09https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/547da102-7e09-4869-b889-7df2531b3aca76 f.Ao longo dos anos, a educação têm sofrido transformações. Atualmente, o que mais se busca com os métodos inovadores de escolarização é a formação de cidadãos críticos e emancipados capazes de protagonizar ações no mundo do qual fazem parte. A Educação Física Escolar não foge a esta ideia de educar. Nesse sentido, a Educação Física, enquanto disciplina curricular, também tem a função de agir como fomentadora da criticidade e da emancipação dos indivíduos. Dentre as teorias que defendem a premissa anteriormente citada, escolheu-se como objeto de estudo a teoria crítico-emancipatória. No sentido de inovação, acredita-se que novas práticas escolares, como a capoeira (aqui abordada com mais profundidade no decorrer do trabalho) possuem características que facilitam a aplicação de teorias educacionais que estimulam o ser crítico e emancipado. Estas práticas reúnem historicidade, musicalidade, interação social, emancipação, criticidade, raciocínio lógico, coordenação motora e propagam a ideia de interdependência entre as pessoas no sentido de que não há como praticá-las isoladamente, pois elas funcionam como uma rede onde a ação de uma influencia na consequência que outra conhecerá. Nesse sentido, objetivou-se ao longo do presente estudo compreender como a prática da capoeira na Educação Física Escolar pode contribuir para a promoção da ação crítico-emancipatória.pt-BRCiências da SaúdeEducação FísicaAção crítico emancipatóriaCapoeiraEducação física escolarTeoria crítico-emancipatória e educação física na escola: diferentes enfoques sobre a capoeiraTCC