Padoim, Laís Baiotto2020-02-2220192020-02-222020-02-21https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/55de6d3c-109c-4d6b-9c9c-670f8cb5277315 f.A matemática é uma área do conhecimento que contribui na formação do estudante por meio de aprendizagens que possibilitam o desenvolvimento de diferentes habilidades. Porém, é relevante destacar que muitas vezes os alunos possuem dificuldades em compreender os conceitos matemáticos e demonstram desinteresse em aprender. Nesse contexto, a presente escrita constitui-se a partir de uma pesquisa norteada pela seguinte questão: quais aspectos de situações desencadeadoras de aprendizagem mostram-se potenciais na significação dos conceitos círculo e circunferência, seus elementos e suas relações, por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental? Os dados empíricos foram produzidos a partir de ações desenvolvidas como residente do Programa Residência Pedagógica com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As análises constituíram-se a partir das unidades: Situações problemas na promoção da articulação de aspectos práticos e teóricos no estudo dos conceitos círculo e circunferência; e a percepção de regularidades e a instituição de processos de generalização. Para análises serão considerados aspectos teóricos apresentados, especialmente, por Moura (2010) e Moretti (2007). Ao propor um problema, que integra uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem, este deve promover a criação de uma necessidade e, assim, motivos para que o aluno se envolva na resolução. Desta forma o processo de generalização é instituído quando a Situação Desencadeadora de Aprendizagem estiver vinculada com o conhecimento teórico produzido com e a partir da prática.pt-BRCiências Exatas e da TerraMatemática.Ensino e aprendizagem em Matemática.Generalização.Situações problemas.Práxis.A significação dos conceitos círculo e circunferência por estudantes do 9º ano: entendimentos produzidos a partir da elaboração e desenvolvimento de situações desencadeadoras de aprendizagemMonografia