Bencke, Anabel Carolina2025-02-052024-12-172025-02-052025-02-05https://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/782523 f.A obra “Frankenstein” de Mary Shelley foi escrita há mais de 200 anos, em 1818, mas possui temas que são relevantes até hoje, como a busca por pertencimento na sociedade e identidade, essa temática se faz presente na vida dos jovens adolescentes que estão no Ensino Médio. Autores como Martinazzo (2010) e Boufleuer (2014) trazem conceitos muito importantes sobre a formação da identidade. O presente trabalho de conclusão de curso busca analisar a busca por pertencimento da criatura de Frankenstein, e compará-la com as experiências dos adolescentes contemporâneos. Exploraremos como os jovens de hoje enfrentam os desafios dessa fase crucial de sua vida, tentando encontrar seu lugar no mundo e construindo suas identidades. A análise busca explorar os paralelos entre a narrativa clássica e a realidade dos adolescentes atuais, oferecendo uma perspectiva sobre as dificuldades e descobertas que caracterizam essa etapa de transição. As lutas da criatura refletem as vivências dos adolescentes contemporâneos, evidenciando que a busca por pertencimento é um desafio atemporal.pt-BRFrankensteinAdolescênciaPertencimentoIdentidadeFrankenstein de Mary Shelley e a busca por identidade e pertencimentoArtigo