Steinke, Estela2012-09-1020102012-09-102012-09-10https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/57187226-c2e5-4ed8-b082-2a5031b794d6162 f.O endomarketing surge nas organizações como uma inovação para o alcance das metas, um público interno satisfeito conquistando o almejado cliente externo. As Instituições de Ensino Superior (IES) estão adotando técnicas e ferramentas de endomarketing, para conquistar e satisfazer seus clientes internos. Identificar e analisar a intersecção das ações do endomarketing na cultura organizacional da Universidade Regional Integrada-URI, constitue-se o objetivo deste estudo. Assim a fundamentação teórica – empírica enfocou as abordagens referentes ao endomarketing e a cultura organizacional, bem como as Instituições de Ensino Superior e abordagens afins sendo o marketing de serviços e a qualidade dos serviços, enfocando a satisfação dos funcionários e a influencia no atendimento e na satisfação do cliente externo. Na pesquisa do tipo “survey”, adotou-se o método quantitativo, tendo sido empregado o questionário estruturado, com questões abertas e fechadas. As perguntas abertas foram categorizadas, e as fechadas, com a aplicação de escalas do tipo Likert, analisadas pela estatística descritiva. Os resultados da pesquisa revelam que os gestores e funcionários da IES estão ainda inseguros quanto ao conhecimento e o entendimento do endomarketing, ainda revela-se uma cultura voltada com veemência à cúpula da Instituição. Com esse estudo, verificou-se que a adoção do endomarketing está na competência em realizar diagnóstico e na freqüência com que estes diagnósticos são efetivados, na IES. Conclui-se que a instituição necessita aperfeiçoar seus departamentos de Marketing e/ou Recursos Humanos, com vistas a uma maior adoção de endomarketing, assim como seus gestores adotarem como cultura na instituição algumas ações do endomarketing e dar a conhecer, mais claramente, a filosofia e a importância de endomarketing aos seus funcionários.pt-BREndomarketingCultura organizacionalInstituições de ensino superiorMestrado em DesenvolvimentoO endomarketing na cultura organizacional de uma instituição de ensino superior(ies): o caso URI - Santo Ângelo/RSDissertação