Schmidt, Emanuele Tamiozzo2020-04-1520192020-04-152020-04-15https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/57c0ca66-5368-45b5-bdea-f24abbb259b622 f.O presente artigo tem origem em uma experiência de "Estágio em Psicologia e Processos Sociais", numa instituição de acolhimento para crianças e adolescentes, modalidade casa-lar, no interior do Rio Grande do Sul, pelo período de um ano. Tem como objetivo trazer o que é o acolhimento institucional na modalidade casa-lar; fazer um levantamento sobre a importância e a função que possuem as mães/educadoras sociais nessas instituições; abordar aspectos da função materna a partir de Winnicott, e da formação de vínculos segundo Bowlby, sobretudo destacando o trabalho de muita dedicação e paciência exercido por essas profissionais. Nos interessa a reflexão que esse campo do social possibilita, destacando a linha tênue da frágil relação que se apresenta nessas instituições em contraponto ao fundamental papel exercido por essas profissionais e a necessidade de vínculo que os acolhidos possuem.pt-BRCiências HumanasPsicologiaAcolhimento institucionalMãe socialMãe suficientemente boaVínculoDesafios e possibilidades da função materna como profissão no acolhimento institucional de crianças e adolescentesArtigo