Silva, Mariele Inazaki da2024-04-302022-06-292024-04-302024-04-30https://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/756189 f.Esta dissertação socializa os resultados de estudos desenvolvidos no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, e insere-se na linha de pesquisa Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Entre os aspectos relacionados as questões socioambientais merecem reflexão, via pesquisa, as aproximações entre Educação Ambiental e a Sustentabilidade. São muitos eventos, lei e agendas que as vezes alcançam um grupo restrito da sociedade, por isso, são pouco reconhecidas. Há necessidade de fortalecer as interações entre estas duas temáticas para unir esforço em prol do ambiente. Neste contexto, esta pesquisa busca refletir sobre aproximações entre a Educação Ambiental e a Sustentabilidade a partir de uma análise reflexiva das agendas internacionais e a legislação brasileira. Para ampliar esta reflexão objetivou-se, também, analisar as percepções de educandos do Ensino Médio e da responsável pela equipe diretiva sobre a temática ambiental de uma escola de Ensino Médio Pública localizada na cidade de Giruá, Rio Grande do Sul, Brasil. Como procedimento metodológico foi utilizada a abordagem qualitativa e a produção de dados ocorreu por uma etapa bibliográfica e um etapa empírica. A produção de dados empíricos ocorreu em novembro, responderam ao questionário doze educandos e a entrevista para a responsável pela equipe diretiva. Foram analisadas percepções dos educandos sobre Educação Ambiental, Meio Ambiente, Sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O estudo bibliográfico demostrou a pertinência das agendas internacionais para a divulgação e compreensão das problemáticas sociais e ambientais no mundo todo. Com isso, as agendas internacionais juntamente com a legislação brasileira formam um arcabouço de subsídios para orientações na elaboração e desenvolvimento de ações educativas voltadas para as questões ambientais. Os resultados demostraram que os respondentes compreendem que a inserção da Educação Ambiental em disciplinas escolares é relevante e permite a compreensão sobre os cuidados necessários para a preservação do Meio Ambiente. Fato fundamental para desenvolver o senso crítico dos educandos, bem como, de repensar as ações desempenhadas no cotidiano, além de incentivar toda a comunidade através da sensibilização para uma futura conscientização. Palavras-chaves: Educação. Interdisciplinaridade. Percepções. Proteção Ambiental. Educação Formal.pt-BRCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências sociais::EducaçãoSILVICULTURA, CIÊNCIAS AGRÍCOLAS e PLANEJAMENTO DE PAISAGEMAproximações entre a educação ambiental e a sustentabilidade: uma análise das agendas internacionais e a legislação brasileiraDissertação