Guiotto, Maria Helena2014-03-1020142014-03-102014-03-10https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/58f53aca-f423-4360-8918-f3ebf245715379 f.Tendo em vista as inúmeras mudanças econômicas, sociais, legislativas e tecnológicas, o profissional contábil precisa estar qualificado para competir e desenvolver habilidades que o mercado de trabalho exige, atendendo assim a demanda e as necessidades das empresas. Este trabalho objetivou diagnosticar a percepção do Curso de Ciências Contábeis da Unijuí na visão dos egressos do referido curso, no período compreendido entre 2009 a 2012. Para sua realização, a pesquisa abordou um breve estudo da contabilidade, a profissão contábil, o ensino de Ciências Contábeis e suas Diretrizes Curriculares, o ensino de Ciências Contábeis na Instituição Unijuí, o Projeto Pedagógico do Curso, Sistemas de Avaliação, o Exame de Suficiência e o Mercado de Trabalho para o Contador. O estudo realizado é de natureza aplicada, através de pesquisa descritiva, com procedimentos técnicos baseados na pesquisa bibliográfica e de levantamento, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário encaminhado aos egressos por e-mail, contendo 64 questões aos 186 egressos, obtendo-se um retorno de 20%. Após o retorno dos questionários, as respostas foram analisadas e tabeladas, onde foi possível evidenciar indicadores importantes, atendendo os objetivos específicos. Estudos neste sentido colaboram no atendimento das necessidades de atualização das instituições de ensino às novas mudanças que o mercado de trabalho impõe aos profissionais contábeis. O resultado da pesquisa mostrou as áreas de potencialidades ou fragilidades do Curso de Ciências Contábeis para os egressos do curso na Unijuí.pt-BREgressosPerfilDesempenhoQualidadePotencialidadesFragilidadesControladoriaGestão tributáriaCiências Sociais AplicadasPercepção dos egressos sobre o curso de Ciências Contábeis na UnijuíTCC