Bieger, Naira Cristina Kremer2012-02-0220112012-02-022012-02-02https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/59553ec3-10d2-455c-8347-13c598e3749343 f.A escola de hoje está incumbida de exercitar políticas educacionais fundamentadas em diversos documentos que privilegiam a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais/deficientes. Alguns dos documentos são: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Conferência Mundial de Educação para Todos (Jomtien, 1990), Conferência Mundial sobre Educação Especial (Salamanca, 1994) e Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CDPD – publicada pela ONU em 2006 e promulgada pelo Brasil em 2009, que assegura às pessoas com deficiência o direito à educação com qualidade social. Os sistemas de ensino terão de matricular os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades nas classes comuns do ensino regular. Para isso, deverão reelaborar o Projeto Político Pedagógico da Escola e realizar um trabalho em parceria com o profissional do Atendimento Educacional Especializado – AEE. A Educação Física, como componente curricular da escola básica, enquanto área do conhecimento, não tem mais a função de produzir “talentos esportivos”, mas o compromisso de articular as múltiplas dimensões do ser humano por meio do envolvimento efetivo nas discussões e na elaboração de propostas pedagógicas inclusivas. Por isso busco investigar como os Projetos Curriculares dos profissionais de Educação Física possibilitam (ou não) a participação efetiva na reforma da estrutura educacional e nos processos pedagógicos que se relacionam à inclusão escolar mediante uma análise da formação docente inicial na área da Educação Física, para averiguar o que, como e de que modo as universidades – Unijuí, Unicruz e URI – viabilizam o processo de ensino inclusivo na formação dos acadêmicos, sabendo-se que, no que se refere à formação inicial de professores para atender à política de inclusão, o Ministério da Educação já vem há muito tempo apontando a necessidade de incorporar conteúdos sobre necessidades educativas especiais em todos os cursos de Graduação, principalmente na área da formação dos professores, tanto da Pedagogia quanto das demais licenciaturas. A metodologia utilizada foi desenvolvida por intermédio de entrevista com os coordenadores dos cursos de Educação Física com emprego de um questionário previamente elaborado. A partir do resultado das análises, focalizo a falta de espaços nas universidades para oferecer além de três disciplinas (obrigatórias ou optativas) com maior número de horas aulas, necessitando, assim, de uma revisão dos currículos acadêmicos para realmente promover a articulação do conhecimento científico e a aplicabilidade na prática escolar dos assuntos relacionados à Educação Física Inclusiva.pt-BREducação física escolarInclusãoFormação de professoresA formação inicial dos professores de educação física para a inclusão escolarMonografia