Gaviraghi, Analucia2013-04-1920122013-04-192013-04-19https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/5a26431a-e42d-4fea-8bb8-22619e29bfa753 f.O foco central da pesquisa que fundamenta a presente escrita é o entendimento do conceito de números racionais na sua representação fracionária na relação parte-todo. A referida pesquisa se faz ao investigar: Quais as significações que alunos do 6º ano de uma escola da rede municipal do interior do município de Coronel Bicaco – RS – apresentam em relação ao conceito do número racional na representação fracionária, ideia parte-todo? A pesquisa se faz numa abordagem qualitativa e se configura como um estudo de caso. Os dados empíricos são produzidos a partir da proposição de oito questões que envolveram os três modelos propostos por Walle (2009), ao considerar a representação fracionária – ideia parte-todo: modelos de área ou de região, modelo de comprimento ou medida e modelos de conjunto, e do recorte de um pequeno episódio – gravado e transcrito –, obtido no desenvolvimento das questões. As análises fazem-se a partir de diálogos estabelecidos com referenciais teóricos baseados em Vigotski (2001), Caraça (2002) e Walle (2009). Os dados coletados revelam que os alunos demonstram algumas apropriações, considerando a significação do número racional na sua representação fracionária, ideia parte-todo.pt-BREntendimentos produzidos por alunosAnos iniciais do ensino fundamentalNúmero Racional na representação fracionáriaAlguns entendimentos do número racional na representação fracionária produzidos por alunos no início do 6º anoMonografia