Amaral, Jéssica Vieira do2017-09-0620142017-09-062017-09-06https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/5dc951e3-5cc8-4f75-9415-17c1f532a08632 f.Este trabalho de conclusão de curso busca entender como educadoras da Educação Infantil, atualmente, lidam com a indisciplina em suas salas de aulas, considerando que este é um problema escolar e familiar que vem se agravando progressivamente. O presente trabalho tem como objetivo também investigar significados atribuídos aos termos disciplina e indisciplina, a partir da visão dos envolvidos nesse processo que é a aprendizagem. Visa também, destacar alguns fatores que evidenciam essa indisciplina no âmbito escolar e familiar e fatores de intervenção para a mesma. A pesquisa tem como fonte dado do questionário com respostas descritivas aplicadas a professores da Educação Infantil, do município de Santa Rosa. O referencial teórico tem como base os autores: Celso Vasconcellos, Içami Tiba, Rheta De Vries & Betty Zan, Andréia Rapoport,Tania Zagury, entre outros.pt-BRCiências HumanasPedagogiaEducador(In) disciplinaFamíliaEducação InfantilDisciplina como ação pedagógicaMonografia